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Hospital Yutaka Takeda promove 1º Treinamento de Atendimento a Catástrofe

Entre os dias 4 e 7 de julho, o Hospital Yutaka Takeda promoveu o 1º Treinamento de Atendimento a Catástrofes na unidade, com o objetivo de capacitar a equipe de saúde e todos os seus funcionários dos diversos setores do hospital para o atendimento a múltiplos pacientes em condições críticas, vítimas de acidentes e desastres.

De acordo com Elisa Simões, gerente de enfermagem, situações desse tipo impactam significativamente a rotina hospitalar devido à elevada demanda de recursos humanos e materiais.

O treinamento buscou a preparação dos profissionais para o atendimento eficiente a múltiplas vítimas dentro do ambiente hospitalar, com o objetivo de entender e otimizar a segurança, triagem, o fluxo de atendimento e utilização dos recursos disponíveis.

Mais de 120 profissionais incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, segurança, manutenção, logística e suprimentos, laboratório, setor de imagem além de membros da diretoria e supervisores de diversas áreas participaram deste treinamento, o qual culminou com um grande simulado envolvendo todos os setores do hospital.

 

Protocolos

Um dos destaques foi o treinamento do método START (Simple Triage And Rapid Treatment – Triagem Simples e Tratamento Rápido) utilizado para classificar as vítimas na chamada “Zona Quente”, local onde ocorreu a catástrofe.

Além disso, foi revisitada tanto a triagem como o atendimento segundo o ABCDE do Trauma, preconizado pelo ATLS (Advanced Trauma Life Support – Suporte Avançado de Vida no Trauma), utilizado para a assistência às vítimas na chamada “Zona Fria”, já dentro do hospital área localizada a pelo menos 100 metros da Zona Quente.

O treinamento foi realizado pela Dra. Daniela Paoli, Cirurgiã Geral, com grande experiência em emergências e sócia da STEPS (Simulação Treinamentos e Ensino Personalizado em Saúde) que parabenizou a iniciativa do HYT de envolver todos os seus funcionários nesta vivência frisando a importância do engajamento e entrosamento de todas as equipes para otimizar e obter melhores resultados e desfechos.

A Dra. Daniela ressaltou que a receptividade ao treinamento e a vontade dos colaboradores em participar culminou com o resultado extremamente positivo no simulado afirmando que os treinamentos com simulação proporcionaram envolvimento e motivação da equipe, o que contribuirá para a melhoria do fluxo e adesão aos protocolos que serão estabelecidos no hospital para atendimento de múltiplas vítimas.

Dra. Cândice Vasconcelos, Diretora Geral, Cirurgiã Geral e Vice Chair do Comitê de Trauma do Colégio Americano de Cirurgiões, destacou que este foi o 1º de muitos simulados, devendo ser um treinamento periódico a ser realizado uma vez ao ano no Hospital.

O Hospital Yutaka Takeda reforça seu compromisso com a excelência no atendimento e a preparação para lidar com situações de múltiplas vítimas e catástrofes, visando sempre a segurança e a rápida assistência.

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